O Professor Me. André Henrique Sousa Barros, da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade de Rio Verde - UniRV, participou do 10º Congresso de Contabilidade e Governança da Universidade de Brasília (UnB). O evento visa promover discussões acerca dos rumos e características das pesquisas em contabilidade e finanças, tanto no cenário brasileiro quanto global, abordando seus aspectos teóricos, metodológicos e empíricos.
O Professor André apresentou o artigo: ‘Uma análise empírica da (im)precisão na elaboração das receitas orçamentárias nos municípios goianos’, desenvolvido em parceria com seu orientador, Professor José Matias-Pereira. O trabalho analisa a eficácia da previsibilidade das receitas orçamentárias e a sua relação com fatores demográficos nos municípios goianos.
Por meio da pesquisa, o Professor pôde demonstrar que as previsões orçamentárias foram maiores que as arrecadações, entre 2018 e 2021, sendo esta diferença maior que 20% na maioria dos municípios observados.
Segundo o artigo, fatores como Índice de Desenvolvimento Humano – IDH e extensão territorial parecem influenciar na assertividade das previsões do orçamento.
“O Congresso é sempre uma oportunidade muito boa para compartilhar nosso conhecimento, esta é a segunda vez que participo. Além de estes artigos gerarem frutos para a ciência e a pesquisa, a expectativa é que gere também um impacto prático na administração das prefeituras”, comenta o Professor André.
O Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, parabeniza a dedicação do professor. “A participação em Congressos é um grande indicativo da excelência de nosso corpo docente, e é motivo de grande orgulho para a UniRV. Parabéns ao professor pelo trabalho inovador e que traz luz a um tema tão útil e impactante para toda a sociedade”, declara.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Arquivo pessoal