Após a Terceira Revolução Industrial, de 1950 houve a incorporação de aparelhos eletrônicos na vida social da população e junto com os essa ferramenta tecnológica surgiram também os jogos eletrônicos e ser tornaram cada vez mais, uma maneira de distração e entretenimento populacional, estreitando ainda mais, a interação do homem com a tecnologia.
No contexto do ano de 2021, o mundo passava pela Pandemia, transformando os jogos eletrônicos uma das principais opções de interagir com os amigos. Segundo a Pesquisa Game Brasil (PGB), que mapeia os dados sobre o comportamento dos jogadores e como os jogos eletrônicos têm feito parte do entretenimento e da socialização dos brasileiros, nesse período 72% da população do país afirmou jogar jogos eletrônicos.
Nesse cenário pandêmico, a Universidade de Rio Verde lançou a primeira edição dos jogos eletrônicos, o e-Sports UniRV. A modalidade esportiva buscava contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas como concentração e memória, além de facilitar a interação entre os acadêmicos. A competição inclui as modalidades de LOL, FIFA, Clash Royale, Poker, CS GO e Free Fire.
Realizada pela primeira vez na UniRV em 2021, a competição se transformou em um evento tradicional, fazendo parte do calendário de eventos esportivos. Em quatro edições, o e-Sports UniRV angariou cerca de 800 participantes e reforçou o compromisso institucional em proporcionar ações que contribuam com a formação intelectual, uma vez que, os jogos eletrônicos, exigem concentração, trabalho em equipe, observação, pensamento lógico e rápido, resolução de problemas, assim como, melhoria na coordenação motora e desenvolvimento da capacidade de tolerância a frustrações.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Arte: Rogério Guimarães