Desde o ano passado, a Universidade de Rio Verde realiza o Programa de Extensão ‘Laços Inseparáveis: A Importância de Cuidar de Quem Cuida’. Esta iniciativa visa oferecer suporte e acolhimento aos cuidadores de pessoas com deficiência física. Usando uma abordagem multidisciplinar, com parceria entre as Faculdades de Fisioterapia, Psicologia e Direito, o programa atende respectivamente às necessidades físicas, emocionais e sociais dos cuidadores, visando melhorar sua qualidade de vida e bem-estar geral.
A Coordenadora do projeto, Professora Ma. Maíra Paz Rodrigues, explica que o projeto segue uma variedade de atividades, como grupos de intervenção, rodas de conversa, e oficinas terapêuticas. Dentro das ações os participantes compartilham suas experiências, adquirem novas habilidades de enfrentamento e encontram apoio mútuo. Essa troca de saberes contribui para a construção coletiva de conhecimento e para o fortalecimento dos vínculos sociais.
Para cada encontro, é elaborada uma estratégia a ser definida pelas equipes de Fisioterapia e Psicologia. Essas estratégias podem contemplar atividades como palestras, apresentação de vídeos, cartilhas informativas, rodas de conversa, estimulação sensorial e muito mais.
“Principalmente na Clínica-escola de Fisioterapia e na Academia UniRV, oferecemos exercícios de relaxamento como técnicas de respiração, massagens e também damos orientações sobre a importância da atividade física e do autocuidado para a saúde dos participantes. Também promovemos exercícios adaptados e estratégias para incorporar estes momentos de relaxamento e lazer na rotina dos cuidadores”, compartilha a Professora.
O Projeto vai muito além dos muros da UniRV. Os participantes também já atenderam os cuidadores da Associação Beneficente André Luiz (ABAL), o Lar dos Vovôs, apresentando uma palestra sobre as posturas adequadas durante os acompanhamentos com os idosos.
Atualmente, estão avaliando parcerias com Escolas da rede pública, destinando as ações às professoras e servidoras. Os grupos também visitam o Hospital do Câncer de Rio Verde, atendendo a equipe hospitalar e aos pacientes.
A Professora Maíra também conta que os acadêmicos interessados no projeto podem participar desde o 1º período, após passar pelo treinamento. “Atualmente contamos com 77 estudantes na equipe. Esta é uma experiência muito proveitosa, pois é uma oportunidade de contato com a profissão desde o início da graduação. Também é um momento de aprendizado com os demais colegas e professores”, comenta.
A acadêmica Anna Iza Moraes de Oliveira, do 2º período, compartilha sua experiência neste projeto tão importante: "Acredito que a Fisioterapia vai muito além de reabilitar os pacientes, é também acolher todos aqueles que estão diariamente ao seu lado: os cuidadores. Ter a oportunidade de cuidar deles, aplicando as técnicas, oferecendo suporte, e aliviando suas dores e tensões, é fundamental para melhorar a qualidade do cuidado prestado e do bem-estar. Assim cuidamos não somente do corpo, mas também da mente e do emocional destas pessoas", declara.
O reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, reforça a importância do programa e reafirma o apoio da UniRV. “Esta atividade centrada nas necessidades e experiência dos cuidadores mostra o maior princípio do profissional da saúde: a empatia. Este projeto voltado às necessidades e experiências dos cuidadores promove uma mudança de paradigma em relação ao cuidado de pessoas com deficiência, fortalecendo os cuidadores e oferecendo a eles um espaço de acolhimento e crescimento”, comenta o Reitor.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Marcos Santos e Arquivo Pessoal