Durante dez semanas, acadêmicos da Faculdade de Odontologia da Universidade de Rio Verde vivenciaram uma experiência transformadora, com o estágio supervisionado na Escola de Ensino Especial Bom Pastor. Sob a orientação de professores, os graduandos ofereceram atendimento odontológico semanal a mais de 30 alunos da instituição, promovendo a saúde bucal, e também um impacto significativo na formação acadêmica e humana dos futuros dentistas.
A iniciativa incluiu palestras sobre higiene oral, conscientização sobre saúde bucal e atendimentos clínicos, como profilaxia, limpezas, restaurações e orientações para a prevenção de doenças bucais. Além do aprimoramento técnico, os estudantes desenvolveram habilidades essenciais de comunicação e empatia, fundamentais para o atendimento a pacientes com deficiência.
O projeto contou com a participação das professoras Ma. Giovanna Chaves Souza Borges Cabral e Ma. Thalita Sena e cerca de 29 acadêmicos, e utilizou também a unidade móvel odontológica da UniRV, equipada com dois consultórios completos, que possibilitou a realização dos atendimentos dentro da própria Escola, garantindo conforto aos pacientes, evitando deslocamentos e proporcionando um ambiente seguro e acolhedor.
A professora responsável pela supervisão do estágio, Ma. Giovanna Chaves Souza Borges Cabral destaca a importância dessa vivência na formação dos alunos. “O contato direto com pacientes com necessidades especiais amplia a visão dos futuros profissionais, tornando-os mais sensíveis e preparados para oferecer um atendimento inclusivo e humanizado”, ressaltou.
A Supervisora comenta ainda que a receptividade dos alunos e funcionários da Escola Bom Pastor foi extremamente positiva. “Muitos estudantes da instituição nunca haviam recebido um atendimento odontológico tão próximo e personalizado, o que reforça a importância de projetos de extensão e inclusão na área da saúde. Experiências como essa demonstram o compromisso da Universidade de Rio Verde em formar profissionais capacitados não apenas tecnicamente, mas também emocionalmente, promovendo uma odontologia mais acessível e inclusiva para todos, “ completa.
A acadêmica Kályta Esteves participa do estágio na Escola e conta que é enriquecedor todo o aprendizado. “Muito além do aprendizado profissional encontramos as lições de vida e gratidão. Ali aprendemos que a vida pode ser e é mais simples de ser vivida, que a felicidade no acolher e estar presente é imprescindível para ter um coração bom, mais empático e humano. A odontologia é necessária para melhoria da qualidade de vida geral dos indivíduos, mas não existe ser um bom cirurgião dentista sem a sensibilidade e generosidade que pode ser adquirida convivendo com o público do Bom Pastor, “conta Kályta, que ainda reforça a importância de passar por esse período de experiência, aprender a forma do manejo e cuidado com cada um de maneira personalizada.
Segundo a Diretora da Escola Bom Pastor, Rosangela Morais, essa parceria com a Universidade possibilita o atendimento dos alunos especiais, por conta do vínculo que os estagiários criam durante a realização das atividades. “Temos uma parceria muito grande com a Faculdade de Odontologia da UniRV e isso tem sido de grande valia para os alunos da Escola Bom Pastor. Com a presença dos estagiários nas salas de aula, os alunos criam um vínculo com eles e quando vem com a carreta de Odonto fica mais fácil o atendimento, já que eles criaram um vínculo e deixam naturalmente os estagiários realizarem os atendimentos,“ comenta a Diretora.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Faculdade de Odontologia