Com o objetivo fortalecer a humanização no ambiente acadêmico, promovendo valores essenciais como empatia, escuta ativa, acolhimento e bem-estar emocional para crianças e adolescentes acolhidos na Casa de Acolhimento Temporário (CAT), em Rio Verde, as Faculdade de Medicina, Odontologia e Psicologia da Universidade de Rio Verde iniciaram em outubro de 2024, uma importante iniciativa de extensão universitária, o projeto "Vejo Flores em Você".
Inspirado pela metáfora do "florescer", o projeto busca cultivar um ambiente de cuidado e crescimento, mesmo em meio as adversidades. As atividades promovem momentos de reflexão, integração e escuta sensível, proporcionando um espaço seguro para o diálogo entre os membros do projeto e os acolhidos. A proposta também inclui ações educativas, como orientações sobre higiene bucal, realizadas por meio de atividades lúdicas que estimulam o aprendizado de forma descontraída e envolvente.
O projeto é coordenado pela Profa. Dra. Sinara Mesquita Guimarães Tannús e conta com o apoio dos professores: Profa. Dra. Lara Machado, Profa. Dra. Ana Paula Fontana, Prof. Valdir Júnior e Prof. Me. Odvaldo Segundo, e das acadêmicas Vitória Oliveira, Nicolly Vasconcelos, Aline Bizão, Isabelle Maria e Jackeline Ferreira, além de quase 70 acadêmicos que, em forma de rodízio, participam ativamente dos encontros.

Segundo a Coordenadora, as metodologias utilizadas são participativas e vivenciais, favorecendo a interação e o fortalecimento dos vínculos entre a comunidade acadêmica e os jovens atendidos. “Essa abordagem também contribui para o desenvolvimento pessoal dos estudantes, proporcionando uma vivência prática que reforça a importância da empatia no cuidado à saúde e no acolhimento das vulnerabilidades do outro, “comenta Sinara.
A acadêmica de Medicina, Vitória Oliveira, que trabalha com acolhimento de crianças desde os 16 anos, conta que o Projeto é uma realização pessoal e auxilia muito na construção de profissionais humanizados. “É motivo de muita alegria estar em uma Universidade que apoia esse tipo de projeto, que apoia esse acolhimento e essa construção que está sendo feita dos futuros profissionais que nós seremos. Acredito sim que tem grande contribuição pra sermos profissionais dignos, justos e que sabe acolher o paciente. Ver quais são as necessidades naquele momento, qual a melhor forma de atuar, saber lidar com paciente e esse contato com as crianças e os adolescentes é muito enriquecedor, eu fico muito feliz mesmo," compartilhou Vitória.
(3).png)
A docente completa que além de seu impacto direto na vida dos acolhidos, o projeto "Vejo Flores em Você" reflete o compromisso da UniRV com a formação de profissionais mais humanizados, preparados para lidar com as complexidades do cuidado em saúde. “A Instituição reafirma, assim, seu papel como um espaço de transformação social, onde ações como essa contribuem para o bem-estar da comunidade e para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados com as necessidades do próximo, “ afirma Sinara.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Faculdade de Odontologia