No último sábado, 05 de abril, os acadêmicos da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Rio Verde participaram do curso extracurricular de Necropsia em Suínos. A atividade faz parte do cronograma de celebração aos 20 anos do curso. A primeira edição foi ministrada pelo Professor Me. Flávio Barbosa da Silva com a participação da Sanitarista do Sistema de Produção de Leitões da BRF Rio Verde, Ma. Larissa Alves de Oliveira.
A Sanitarista demonstrou aos acadêmicos a necropsia em decúbito lateral, prática de surgimento mais recente no sistema de produção de suínos. Este método facilita o acesso aos principais órgãos e estruturas anatômicas e agiliza a drenagem de fluidos do trato gastrointestinal.
Os acadêmicos puderam observar que a necropsia em decúbito lateral permite melhor visualização dos órgãos torácicos, principalmente pulmões e coração, além de evitar a compressão de estruturas, o que poderia mascarar lesões.
O Professor Flávio realizou a necropsia em decúbito dorsal, prática mais comum na área. Esta forma permite o acesso simétrico ao corpo e é muito útil em necropsias demonstrativas, como em aulas práticas. A prática também facilita a documentação dos órgãos internos e o corte do esterno e torácicas em suínos pequenos.
Após a demonstração do Professor, os estudantes reproduziram o que foi ensinado. Os animais utilizados no curso vieram de doação de natimortos (nascidos mortos) vindos de granjas locais.
A acadêmica Sarah de Godoy Honorato, do 7º sétimo período, afirmou que a participação no curso agregou muito a sua formação: “Curso enriquecedor e com ótima didática. Todos os acadêmicos do curso tiveram a oportunidade de aprender na prática e os professores acompanharam cada um de nós. Foi perceptível o quanto a organização e os ministradores estavam preparados. Que venham muito mais cursos em que possamos ter a oportunidade de colocar a ‘mão na massa. Todos estão de parabéns pela riqueza de detalhes em tudo que foi falado”, afirmou.
O Diretor do curso, Prof. Dr. Tales do Prado reforça a importância do aprendizado prático. “É com grande satisfação que celebramos os 20 anos do curso de Medicina Veterinária. A realização de diversas atividades extracurriculares para comemorar a data demonstra o compromisso de nossos acadêmicos em se qualificar por meio do aprendizado prático, buscando cada vez mais desenvolvimento profissional. Parabéns a todos os organizadores e participantes”, declarou.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Arquivo Pessoal