Primeiro dia de Tecnoshow e a movimentação no estande da UniRV foi intensa, com vista de acadêmicos, professores, pesquisadores, empresários e de várias personalidades e autoridades, em busca de conhecimento e troca de informações, uma vez que a Universidade é um celeiro das pesquisas e se tornou um importante agente de fomento à inovação. Com o foco na pós-graduação, pesquisa e inovação, a Universidade apresenta um estande diversificado com plots agrícolas e dinâmicas que chamaram a atenção dos visitantes.
No início da tarde, a programação começou com a palestra “Importância e estratégias para o manejo de milho tiguera no sistema de sucessão soja-milho”, mostrando resultados do trabalho desenvolvido pelo Professor Dr. Matheus de Freitas Souza, juntamente com o discente Franco de Paula Basílio.
O manejo do milho tiguera no sistema de sucessão soja-milho é fundamental para evitar perdas econômicas e produtivas, pois essas plantas voluntárias podem servir de hospedeiras para pragas como a cigarrinha-do-milho e doenças como o enfezamento. Além disso, competem com a soja por recursos e dificultam o controle de plantas daninhas.
Outro tema que movimentou o estande da UniRV no período da tarde foi o tratamento de sementes de soja e milho: como reduzir riscos durante o estabelecimento do estande inicial. O assunto discutido pelo Prof. Dr. Givanildo Zildo da Silva juntamente com a discente do Mestrado em Produção Vegetal, Nathália de Souza Paulino.
Os palestrantes falaram da importância do TS, que é a obtenção de um estande inicial da cultivar. Mostrando como esse tratamento é fundamental para garantir um arranque inicial das plântulas, para que no final, seja alcançado uma boa produtividade e de maneira sustentável, se tornando uma opção mais eficiente para o produtor.
Além disso, o primeiro dia de feira serviu também para receber representantes da Embaixada Russa, que manifestaram antes mesmo da abertura da Tecnoshow, o interesse em visitar o estande da UniRV. Andrey Prokin, Representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia e Dimitri Pekurovskii, representante da União Russa da Juventude Rural foram recebido pelo Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. Carlos César Evangelista; o Coordenador do Departamento de Mobilidade e Integração Global, Prof. Me. Ricardo Padilha e representante da Comigo, Guilherme B Pereira Braz.
Em pauta os russos manifestaram o interesse de parcerias futuras voltadas às pesquisas que a UniRV desenvolve, principalmente voltadas ao agronegócio. As primeiras tratativas iniciadas no estande, além de estreitar os laços da Universidade com instituições russas, também abriu caminho para uma videoconferência para assinalar convênios futuros.
Para o reitor, a visita dos representantes russos reafirma o compromisso da UniRV com a difusão do conhecimento. “Esse interesse dos russos em parcerias futuras com a UniRV, principalmente voltada às pesquisas do agro, mostra que estamos caminhando a passos largos na investigação científica. teremos a oportunidade de expandir ainda mais as nossas fronteiras, levando conhecimento a nível internacional,’ comenta Alberto Barella.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Marcos Santos