Nesta segunda-feira, 07 de abril, o Grupo de Extensão de Estudos em Histologia se reuniu para apresentar aos demais acadêmicos o projeto ‘Meu Atlas de Histologia’, um site de estudos, criado em 2022, e mantido pelos acadêmicos de Medicina da Universidade de Rio Verde, em parceria com os demais cursos de saúde. A reunião teve como principal objetivo apresentar as equipes participantes do programa e suas funções, além de alinhar metas para a gestão.
Idealizado pelo estudante Paulo Santos, Coordenador geral, o programa tem como objetivo manter uma plataforma online que reúne materiais de estudo sobre histologia e patologia, como imagens de lâminas, resumos, vídeoaulas e exercícios. Ele foi criado para ajudar estudantes e profissionais da área da saúde a aprender de forma mais fácil, acessível e interativa.
Além disso, o projeto também se propõe a manter um conteúdo atualizado, dado que a área da saúde está sempre se modernizando. O projeto conta com a participação de mais de 40 estudantes, dos cursos de Medicina, Odontologia, e Medicina Veterinária.
A acadêmica Camila Machado, também Coordenadora geral do programa, explica que os participantes são divididos em cinco equipes. Cada grupo assumiu uma responsabilidade para a execução bem-sucedida do projeto e produção de conteúdos para o site, desde a pesquisa de novos temas e assuntos para o acervo, até a publicação nas redes sociais sobre as atividades e reuniões do projeto.
O projeto divide os conteúdos no site em Histologia 01, que abrange separadamente classificações histológicas; tecidos epitelial, conjuntivo, cartilaginoso e ósseo; glândulas associadas; sistema reprodutor feminino e masculino e sistema digestório, e Histologia 02, que aborda os sistemas cardiovascular, respiratório, sanguíneo, tegumentar, nervoso, urinário e linfático. O principal diferencial da plataforma é o espaço destinado aos exercícios específicos de cada área com gabaritos comentados.
Paulo Santos explica que a plataforma surgiu inicialmente a partir de sua rotina de estudos e hoje é um espaço para a construção colaborativa de conhecimento na área. “Para mim o primeiro contato com este universo microscópico foi assustador, já que eu venho de outro campo, o das exatas. Foi um grande desafio identificar cada uma das informações nas lâminas, então acabei criando aquele espaço para registrar meus estudos e esta era minha maneira de deixar salvo o que aprendia e sempre que necessário eu acessava o site. Eu estudava e criava a plataforma ao mesmo tempo, e depois percebi que mais estudantes poderiam se beneficiar dessa construção”, explica.
“É motivo de grande alegria ver esta movimentação colaborativa entre nossos acadêmicos. A criação dessa plataforma de estudos e exercícios é um exemplo inspirador de trabalho em equipe e dedicação ao aprendizado, e certamente será um recurso valioso para nossos estudantes e profissionais da saúde", comenta o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Marcos Santos