O Tratamento de Sementes (TS) desempenha um importante papel no desempenho das plantas, especialmente quando expostas a pragas de solo, esse tema tão eficaz à produção agrícola movimentou o estande da UniRV na manhã desta terça-feira, dia 08 de abril, segundo dia de Tecnoshow 2025. Com uma plateia cheia de acadêmicos, professores e visitantes, o tema ministrado pelos Prof. Dr. Jefferson Elias da Silva mostrou o resultado do trabalho desenvolvido juntamente com o estudante do Programa de Mestrado em Produção Vegetal, Murilo do Prado Ferreira.
Com o estudo, esse tratamento não só melhora a germinação e o crescimento das plantas, mas também contribui para a redução do impacto de pragas, servindo de estratégia eficaz para otimizar a resistência das plantas e garantir uma colheita mais produtiva. O tema foi administrado na área dos plots agrícolas, possibilitando aos participantes, a visualização do crescimento da planta com o TS.
Este ano a Universidade de Rio Verde trouxe como foco, a pós-graduação, pesquisa e inovação, levando para dentro dos estandes, resultados de pesquisas e muito conhecimento. Até sexta-feira, os visitantes poderão ainda acompanhar várias outras palestras apresentadas por docentes da UniRV que integram os quadros das Faculdades de Agronomia e Medicina Veterinária e dos Mestrados em Produção Vegetal e em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento. Além disso, o espaço oferece um ambiente acolhedor e um saboroso café para acompanhar a troca de experiência e o networking.
.png)
O estande foi palco, nesta manhã, de uma produtiva reunião da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação com os representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Go. Estiveram presentes, o Diretor de Tecnologia e Inovação, Pedro Camilo e o Coordenador Regional, Renildo Teixeira. Durante o encontro com o Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. Carlos César Evangelista e Kermme Rebouças, Coordenador do Centro de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação.
A reunião serviu para estreitar os laços entre as duas Instituições e também para falar sobre o Desafio Agro Startup 2025. A UniRV é a atual campeã do Desafio estadual, com o primeiro lugar nos anos 2023 e 2024, e já está preparada com cerca de oito equipes das Faculdades de Engenharias e demais acadêmicos para a edição deste ano. O encontro também contou com a participação de uma das startups incubadas pela Ypetec UniRV- incubadora de empresas.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Marcos Santos