Os estandes da UniRV na Tecnoshow 2025 se tornaram um importante espaço de conhecimento, onde são apresentados os avanços e resultados das pesquisas desenvolvidas na Universidade. Nesses dois dias de feira, inúmeros visitantes já participaram de alguma programação no local, ampliando a referência em temas como o Tratamento de Sementes. Além de toda a expertise em palestras e dinâmicas, o espaço também se tornou um ambiente propício para parcerias de impacto na investigação científica e no desenvolvimento tecnológico, como foi na tarde desta terça-feira, dia 08 de abril, com uma reunião produtiva com os representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, juntamente com o Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. Carlos Cesar Evangelista e o Coordenador do Centro de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação (AgroHub UniRV), Kermme Rebouças recebeu a Diretora de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, Ana Euler, a Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Soja, Carina Rufino, o chefe de Administração da Embrapa Soja, Adilson de Oliveira e o pesquisador da Embrapa Soja, Marco Nogueira.
O encontro serviu para estreitar os laços entre as duas Instituições e iniciar as tratativas para um convênio de participação da Embrapa no AgroHub UniRV. Durante a reunião, o Reitor apresentou um pouco da proposta do Centro que já caminha a passos largos na estruturação dos espaços que irão fortalecer a inovação tecnológica, uma vez que será um catalisador para a criação de produtos, serviços e tecnologias inovadoras, agregando valor aos novos negócios, por meio de soluções abrangentes oferecidas em um único local, como uma estrutura de “parque tecnológico” na Universidade.

"É uma grande satisfação receber representantes da Embrapa em nosso estande, estreitando os laços entre a UniRV e essa importante instituição da área agrícola. Este encontro, com certeza, marca um passo importante para o fortalecimento da inovação tecnológica em nossa região, por meio do AgroHub UniRV. Essa parceria com uma instituição tão reconhecida como a Embrapa, é mais um importante passo para impulsionar a pesquisa, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias que gerem valor para o agronegócio e para a sociedade como um todo. Nosso compromisso é seguir construindo pontes que conectam o conhecimento à prática, a ciência à inovação," comenta o Alberto Barella.
Além desse importante encontro, o estande da UniRV na Tecnoshow também foi palco da palestra “Impacto do tratamento de sementes no controle de doenças na soja”, que foi ministrada pelo Prof. Dr. Hércules Diniz Campos. O Tratamento de Sementes (TS) é foco das palestras preparadas para a edição 2025 da feira, e tema abordado pelo professor mostrou como se tornou uma prática fundamental no manejo sanitário da cultura da soja, uma vez que essa proteção precoce reduz significativamente a incidência de doenças, promove um estande mais uniforme e contribui para o aumento da produtividade.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Marcos Santos