Com a proposta principal de ser uma Startup desenvolvedora de robôs inteligentes e autônomos para o manejo de plantas daninhas e insetos invasores nos diversos tipos de culturas agrícolas, os acadêmicos da Faculdade de Engenharia Mecânica, Luan Nunes de Melo e Josué Silva Vieira, sob coordenação do professor Me. Daniel Fernando da Silva representaram a Universidade de Rio Verde no Desafio Inovaton do Banco do Brasil, realizado na tarde desta terça-feira, dia 08 de abril, na Tecnoshow Comigo.
A proposta que surgiu no Grupo de Robótica da UniRV, a Startup GROUBOTS foi defendida durante o Pitch com participação de várias outras equipes, tornando-se a campeã do desafio. Além dos vencedores, a UniRV foi muito bem representada por outras equipes, e os acadêmicos Flávio Amorim e Henrique Antunes da Silva, da Faculdade de Engenharia de Software, conquistaram o segundo lugar, com o projeto de Sustentabilidade e reciclagem no agro, que deve ser incubado pela Ypetec UniRV.
O projeto vencedor do Desafio Inovaton do Banco do Brasil tem um destaque estadual e já foi premiado no 7º do Desafio Agrostartup do Senar Goiás em 2024. Daniel Fernando ressalta a importância de envolver os acadêmicos em eventos voltados à tecnologia, especialmente aqueles que oferecem incentivos por meio de fomentos. Segundo ele, esse apoio é fundamental para que projetos estudantis com alto potencial inovador saiam do papel e se transformem em soluções reais de mercado, contribuindo com tecnologias que otimizam os processos produtivos de forma sustentável.
“Parabéns aos participantes por levar o nome da UniRV, essa vitória demonstra o talento e o compromisso dos nossos acadêmicos e professores, e reforça o nosso papel como um celeiro de inovação e soluções tecnológicas para o agronegócio,” parabeniza o reitor, Prof. Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Marcos Santos