O estande da Medicina Veterinária tem se destacado na Tecnoshow 2025, atraindo a atenção de visitantes e profissionais da área. O local oferece demonstrações ao vivo e simuladores, permitindo que os participantes vivenciem de perto, as técnicas e avanços no cuidado animal, que são utilizadas durante a jornada dos acadêmicos.
O ambiente preparado para receber o público da Tecnoshow também conta com uma impressora 3D, utilizada no desenvolvimento de próteses 3D customizadas para animais com necessidades ortopédicas, visando proporcionar tratamentos mais eficazes e acessíveis, transformando a realidade de muitos animais que, antes, seriam sacrificados ou tratados de maneira improvisada.
“Trouxemos alguns manequins e algumas práticas de ensino para mostrar para a comunidade como os alunos estudam a Medicina Veterinária na UniRV, quais são as técnicas que aplica, os manequins que simulam a prática de campo e a parte de inovação e tecnologia com a impressora 3D,” comenta a Professora Ma. Francielly Paludo.
Quem passa pelo estande pode acompanhar de perto, como é feita a ressuscitação cardiopulmonar. Os acadêmicos realizam treinamento prático em um manequim simulador canino, equipamento que permite o erro sem riscos de ferir ou prejudicar o paciente, possibilitando aos discentes, treinar repetidas vezes antes de chegar às aulas práticas com animais vivos.
Os amantes dos animais ou mesmo quem está pensando na graduação, pode assistir a simulação de um parto, com utilização de um manequim de treinamento veterinário, oportunizando aos participantes a experiência de auxiliar no nascimento de um bezerrinho.
Além disso, a manhã desta quarta-feira, dia 09 de abril, foi palco da palestra “Solo rico, plantas fortes: a relação entre nutrição e sanidade vegetal”, abordando sobre a importância da nutrição adequada no fornecimento dos nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas, favorecendo seu sistema imunológico e aumentando a resistência a doenças e pragas.
A atividade ministrada pelos professores Dra. Veridiana Cardozo Gonçalves Cantão e Dr. Ricardo de Castro Dias, contou com a participação dos alunos do Mestrado em Produção Vegetal Wanessa Thais Ferreira Duarte; Thays Mendonça Oliveira; Mariana Clemente Andrade; Jessyca Adriana Gomes Florêncio da Silva.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Marcos Santos