A Tecnoshow Comigo 2025, além de ser um dos maiores eventos de agronegócio do Brasil, também pode ser considerada um verdadeiro celeiro de aprendizado e um ambiente dinâmico para ampliar a visão dos futuros agrônomos, com conexões entre o conhecimento acadêmico e as demandas reais do campo. Pensando nisso, professores do curso de Agronomia da UniRV fizeram um verdadeiro tour pela feira, guiando os acadêmicos em vários estandes. A atividade, com foco no manejo agrícola, teve como principal objetivo proporcionar aos estudantes uma vivência prática e atualizada dos conteúdos vistos em sala de aula nas disciplinas de fitomelhoramento e das agriculturas.
As visitas foram coordenadas pelos professores Dr. Alessandro Guerra, Dr. Gustavo Simon, Dr. Fabiano Simplício e Dr. Vinicius Almeida. De acordo com Alessandro Guerra, as visitas técnicas têm como intuito complementar os assuntos trabalhados em sala de aula: “Além da teoria e das práticas realizadas na Instituição, aqui nossos acadêmicos têm a oportunidade de conhecerem os lançamentos e as tendências de mercado de cada cultura. A gente focou principalmente nas culturas de safrinha que possam proporcionar não só renda, mas em benefícios para o solo, como também para as culturas que vem em sucessão” comenta o Professor.
(4).png)
O Professor ressalta ainda a interação dos estudantes com profissionais no estande da UniRV e até mesmo com empresas do ramo, acabam sendo um incentivo a mais para os acadêmicos por fazerem contatos com futuros colegas que estão atuando no mercado. “Essa interação aqui no estande da UniRV durante a Tecnoshow com profissionais e empresas do agronegócio serve de incentivo para verem de perto a importância do profissional para o setor agrícola. Essa sinergia com a Universidade, com os egressos e também com as empresas é fundamental, uma vez que os alunos percebem o quanto é importante a presença da Instituição nesse tipo de evento,” destaca.
Além disso, a presença dos acadêmicos nos estandes da UniRV durante os cinco dias de feira proporciona um momento de reflexão sobre o que o mercado espera dos futuros agrônomos. “A partir desse contato direto, os professores poderão trabalhar habilidades e competências específicas dentro das disciplinas, nos estágios, nos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e também no Programa de Iniciação Científica. A participação na Tecnoshow reafirma o compromisso da UniRV em oferecer uma formação conectada com as demandas do setor agrícola, preparando profissionais mais completos e alinhados com as necessidades do mercado,“ completa Alessandro.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Marcos Santos