Com o objetivo de debater um dos temas mais sensíveis e estratégicos para o setor rural, o Programa de Mestrado em Direito do Agronegócio promoveu na tarde desta quarta-feira, dia 09 de abril, uma mesa-redonda dedicada ao planejamento sucessório no agronegócio. O encontro realizado no estande da UniRV na Tecnoshow reuniu professores e mestrandos para discutir os aspectos jurídicos, patrimoniais e familiares envolvidos na sucessão de propriedades rurais.
O tema moderado pelo Prof. Dr. Fabrício Muraro Novais, com participação da egressa Silvana Potrich Cescon e dos mestrandos Henrique Rodrigues Medeiros e Mariana Parreira de Melo Barros, contou ainda com a presença de acadêmicos da graduação. Durante o encontro, foi destacado a importância de um planejamento eficiente para garantir a continuidade dos negócios e a harmonia entre herdeiros. A iniciativa reforçou o compromisso do Programa em aproximar o conhecimento acadêmico das realidades e desafios enfrentados no agronegócio brasileiro.
O Mestrado Profissional em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento completa cinco anos no mês de maio e desde o período que foi aprovado junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em maio de 2020, é uma aposta que vem ganhando espaço e prestígio, sendo o primeiro na área do Direito tanto da UniRV quanto do interior do Estado de Goiás, além de ser o primeiro na área do agronegócio do País.
Durante a mesa-redonda, foram abordados temas fundamentais sobre a importância do planejamento sucessório no campo. Foi discutido, por exemplo, como a criação de uma holding pode ser uma estratégia eficaz para organizar a transferência do patrimônio, garantindo segurança jurídica e continuidade dos negócios. A principal preocupação é assegurar que a sucessão familiar não comprometa a economia do negócio, preservando o legado construído pelo produtor ao longo dos anos.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Marcos Santos