Com o objetivo de atender às diretrizes da curricularização da extensão universitária, conforme estabelece a legislação federal, que determina que 10% da carga horária total dos cursos de graduação seja destinada a atividades de extensão, cerca de 400 acadêmicos da Faculdade de Agronomia da UniRV participam de diversas ações, dentro do Programa Capacitação e Inovação, que acontece há três anos, durante a Tecnoshow.
O Programa que levar o aprendizado acadêmico em benefício direto para comunidade, torna os acadêmicos, os protagonistas das ações, atuando como agente de disseminação do conhecimento junto ao público da feira. Os estudantes atuam desde a preparação das ações que serão trabalhados durante a feira, até a orientação e distribuição de materiais no estande. Segundo o Coordenador, Prof. Dr. Nelmício Furtado, a estruturação do estande começou ainda em fevereiro, com a preparação dos plots agrícolas e o desenvolvimento de conteúdos técnicos para palestras e demonstrações ao vivo.
.png)
Nelmício conta que o Programa envolve estudantes desde o primeiro período até os que estão prestes a se formar. “Ao todo, cerca de 400 acadêmicos participam da edição atual, sendo 50 responsáveis pela montagem do estande, 200 em regime de rodízio para atendimento ao público e outros tantos envolvidos nas demais programações do evento. Professores de diversas áreas também contribuem com a construção do conteúdo, somando mais de dez docentes alinhados à temática anual,”
Além do atendimento ao público, os estudantes aplicam questionários para identificar pontos de melhoria e sugestões para as próximas edições. De acordo com o Professor, esses dados, somados às interações práticas da feira, geram resultados acadêmicos que se transformam em artigos científicos e trabalhos apresentados em congressos como o SEREX da UniRV, ou mesmo sugestão para a próxima edição da feira, assim, o impacto do Programa é mensurado e divulgado, fortalecendo ainda mais o elo entre ensino, pesquisa e extensão.
“Os Programas de extensão universitária reafirmam o compromisso da Universidade de Rio Verde com a formação de profissionais qualificados e conectados às reais demandas, ao mesmo tempo em que promove a troca de experiências entre academia e comunidade,” comenta o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Marcos Santos