Entre os dias 9 e 10 de abril, os professores da Universidade de Rio Verde, Dr. Tales Dias do Prado, Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária, e Dr. Tiago Luís Eilers Treichel, participam do XXVI Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária. O evento, sediado em Brasília, trata temas de grande relevância para o cenário atual da educação e da prática profissional, incluindo o impacto da Inteligência Artificial, a saúde mental no contexto do ensino-aprendizagem, a inclusão e acessibilidade, além da implementação de novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).

O seminário explora como a Inteligência Artificial está transformando a educação superior e a prática veterinária, com apresentação de especialistas como Celso Niskier e Gabriel Labeca Ferreira Nogueira Borges. Esta tendência vai ao encontro das novas práticas da UniRV, que desponta no mercado por utilizar a tecnologia para o desenvolvimento de próteses e órteses 3D para tratar os pacientes das Clínicas-escola de Medicina Veterinária.
A saúde mental, tanto dos profissionais quanto da comunidade universitária, foi tema de uma roda de conversa, assim como os desafios da inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência no currículo. A implementação das novas DCNs foi outro ponto central, com apresentação de diretrizes e debates sobre os desafios do acompanhamento e avaliação.
Mais uma vez a UniRV se destaca, por seus programas que buscam fortalecer o bem-estar de sua comunidade acadêmica, como o Atendimento Psicológico Emergencial e o incentivo a atividades esportivas, além do Atendimento Educacional Especializado, que tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade para os estudantes.
Participando das atividades do Seminário, o Professor Tales, compartilhou sua experiência no contexto mais amplo da educação veterinária, contando sobre sua vivência enquanto docente na UniRV.
Da mesma forma, o Professor Tiago, representando também a Comissão de Ensino do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás, participou ativamente das discussões, trazendo sua visão especializada sobre os aspectos pedagógicos e as diretrizes que moldam a formação dos futuros profissionais.
"É uma grande satisfação ver nossos professores participando de seminários e buscando se qualificar continuamente. Além disso, observar que a nossa Universidade está mais que alinhada aos assuntos debatidos na educação a nível nacional mostra que estamos no caminho certo para construir o futuro de nossos estudantes. Juntos fortalecemos a educação por meio da inovação", comenta o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Foto: Arquivo Pessoal